sexta-feira, dezembro 16, 2005

Ser poeta

Gosto de ler poesia. Não me preocupa absolutamente nada a falta de rima. Pelo contrário, encanta-me ler poesia que me ajude a empolgar os meus sentimentos e as minhas emoções somente pelo ritmo que o autor lhe consegue imprimir, sem preocupação da rima. De qualquer modo não sou avesso a essa forma de escrever poesia, aliás, penso que o essencial é escrever-se com emoção e que essa emoção consiga ver-se, sentir-se, tocar-se...
Vou tentar escrever poemas, à minha maneira, com formação académica do ISCAP (ex- Instituto Comercial do Porto) curso acabado em 1966. Frequentei também a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo, então, tido oportunidade de contactar com a "cabra" e outras vetustas instituições daquela Academia. Só que pelas sebentas não se consegue fazer "Economia" concluí eu, anos 80, apesar de me terem dado equivalência a várias disciplinas, algumas do 3º ano.
Não desisto, mas sinto-me demasiado dispersivo nas minhas ideias, nos meus projectos...e os anos também devem contar...dizem...dá-me a impressão de que ainda não tanto como eu imaginaria, quando era mais novo...

Uma Antologia blogoesférica

O livro a que me refiro na introdução a este Blog deverá assumir o título: "Uma Antologia blogoesférica".
Aguardo/amos o seu contributo. Cada autor será devidamente referenciado e biografado.

Blogomania

Não há dúvida que esta nova moda - para mim, que tenho andado talvez demasiado absorto com a manutenção de diversas páginas web, trabalho gratuito, claro está, que jeito para trabalhar só por dinheiro não tenho - dos Blogs é muito interessante.
Tem, pelo menos, uma virtude. Está a constituir-se numa forma viva de incentivar as pessoas que gostam de escrever a não se limitarem a remeter esses seus escritos, ou directamente para a gaveta ou Diário fechado a sete chaves, ou a rasgarem o papel ou a fazerem delete ao ficheiro digital, na primeira releitura dos textos.
É claro que a quantidade de leitores destes escritos depende essencialmente da capacidade mediática dos seus autores, o que não será o caso relativamente à maioria de nós, os "bloguistas".
A verdade, porém, é que quem escreve gostaria de publicar, em revista, em jornal ou melhor ainda em livro, o que, por variadíssimos motivos nem sempre é viável.
De qualquer modo há sempre a hipótese, mais ou menos remota, de alguém se interessar por aquilo que vamos escrevendo.
Tenho pena de não poder ocupar mais do meu tempo a escrever, quase que a escrever por escrever, desde que me lembro, talvez desde os meus tempos do antigo Ciclo Preparatório, que gosto de escrever. Digamos que desde o momento em que, ao receber um ponto de Português corrigido pela minha professora, com esta observação a vermelho no sentido longitudinal "Até parece um romance do séc. XVIII").

MODO de OLHAR

Compilação de artigos publicados pelo autor, na imprensa (regional de Leiria), segundo o seu modo de olhar, dispersamente, à medida do tempo que tem passado e das emoções e sentimentos que a vida lhe vai despertando...
Tenho um projecto, uma ideia em mente, que gostaria de partilhar com quem me chegar a ler.
Estou na disposição de trabalhar para, num futuro próximo, apresentar uma Antologia de crónicas, contos, poesia, acompanhadas por peças artísticas nas áreas da fotografia e da pintura. De vários autores (preferencialmente sobre temas relacionados com o Distrito de Leiria).

mailto: geral@leiriana.net
http://leiria.no.sapo.pt