sexta-feira, dezembro 23, 2005

Natal 2005

Pouco passa da meia-noite, de 23 para 24 de Dezembro, aqui em Leiria, neste canto do Centro-Oeste de Portugal. Os meus netos estão cá em casa, entraram ontem à tarde em estágio para o Natal em família. Depois de muitas correrias e algazarras por toda a casa e quintal, por causa do presépio e para matar saudades (creio eu...) deste lugar - nos Lourais (de Cima, começo eu a chamar-lhe, que fica na parte de cima e é a que faz parte da freguesia da Barreira, a outra, a de baixo, integra a freguesia das Cortes) - lá sossegaram e dormem a sono solto.
Vim um pouco aqui à Internet e aos Blogs. Estou a apreciar esta forma de comunicar, como que em tempo real, todos (?!) on-line com todos, sem a excessiva espontaneidade dos chats, apesar de os considerar também interessantes para estabelecer alguns contactos duma forma mais rápida e talvez mais despreocupada. Diz-se e eu também comungo dessa ideia - em princípio - que a idade não é importante para revelar-mos o nosso espírito, particularmente, desta forma tão virtual, quase a raiar o esotérico, por assim dizer. Talvez. Acompanho a evolução da Informática e telecomunicações (sou radioamador desde 15 de Junho de 1982, tenho o indicativo CT1CIR, podem ver a minha páginazita na Net, www.qsl.net/ct1cir, talvez com outro endereço quando estiverem a ler estas linhas depois de impressas em livro - vamos lá a ver - ) e sou, desde 2000, um lunático desbaratador de tempo a construir páginas web, nada convencido, é certo, da minha capacidade criativa na sua concepção gráfica, importante sem dúvida, mas que decididamente não é um dom com que Deus me poderia ter dotado, mas assim não o entendeu no seu inacessível e insondável juízo de última e definitiva instância.
De modo que só, agora, que estamos a findar o ano de 2005, é que me decidi a embrenhar-me no mundo dos blogs. Fascinante é a conclusão a que tenho de chegar. Está visto que os meus quase 59 anos de idade me estão como que a empurrar para um Mundo completamente diferente daquele a que a minha vida profissional me tem obrigado a viver ao longo de mais de 35 anos. Apetecia-me deixar a Contabilidade e a gestão, de vez. Pois, e ia viver de que outra fonte de rendimento, que não a tenho?! As expectativas que eu, como milhares de outros Portugueses, criámos ao longo de várias décadas de trabalho, ao trabalhar arduamente, para viver com dignidade e proporcionar uma esmerada educação aos nossos filhos, esperando que por volta dos 60 anos nos pudéssemos reformar da profissão, estão a gorar-se completamente. Os nossos políticos, que têm governado este país ao longo das últimas décadas, não tiveram a capacidade, talvez nalguns casos, nem sequer a idoneidade e honorabilidade de gerir a Nação tendo em conta que estavam a lidar com a vida de milhões dos seus compatriotas e, por esse facto, tinham o dever de se empenhar com todas as suas forças no bom desempenho dos cargos públicos, que não só políticos, que ocuparam. O resultado parece estar à vista. Prometem, ganham eleições "vendendo" ilusões, não as cumprem justificando-se com o estado em que os outros deixaram o País, como se não soubessem de antemão que não as podiam cumprir.
Entretanto, o dito Povo em nome de quem se cometem as maiores barbaridades, de toda a ordem, cá está, sempre na linha da frente, não tem outro remédio, para pagar todas a facturas das "crises", umas a seguir às outras, aparentemente intercaladas com alguns momentos de "vacas gordas", que, mesmo assim, nunca serão para todos, nem sequer para a maioria.
Será que os nossos desabafos nos blogs poderão servir, ao menos, para alguns senhores reflectirem um pouco, que o ser humano merece mais consideração dos detentores ocasionais do poder e da força?
Já não tenho grandes ilusões...
Mesmo assim penso que devemos lutar por um Mundo melhor, com a bandeira do social e da solidariedade!
an