quinta-feira, janeiro 26, 2006

Grande Chefe Orelha Voadora

Não consegui resistir.
Há dias, numa das minhas habituações idas e participações no Fórum dos TOC, no site da CTOC, lembrei-me de deixar uma mensagem aos meus colegas, anos 1963/1966, da 2ª turma do Curso de Contabilista, no ex-Instituto Comercial do Porto, ali à Rua de Entreparedes, a desembocar na Praça da Batalha, no Porto.
Permito-me transcrevê-la neste Blog, pode ser que algum desses meus colegas ainda se lembre desta cena e me contacte. Muito me agradaria que tal viesse a suceder. Quantos anos se passaram, eu era o Benjamim da turma, hoje estou com quase 59 anos, cá continuo a exercer esta malfadada profissão de TOC, chamam-nos assim agora, que já nos chamaram todos os nomes possíveis: perito contabilista (até temos uma associação a APPC), Guarda-livros, démos aulas no Ensino Secundário ( muitos por lá terão ficado, hoje já reformados decerto...), alguns são ROC´s, licenciados ou não (foram da primeira leva de ROC´s, que não apanhei precisamente por ter sido o Benjamim da turma), enfim...Tenho muitas saudades desses tempos...
Ah, está uma fotografia da equipa de futebol dessa turma, 1965 talvez, no site htt://leiria.no.sapo.pt
"Orelha Voadora, a razão dum nome
1965, Porto, Rua de Entreparedes, ICP (os que lá estudaram naquele tempo sabem o que era o ICP).
O edifício do Instituto tinha (ainda lá está) uma arquitectura antiga, talvez séc. XVII, três ou quatro andares, escadas em caracol. Um dia, estávamos uns quantos, os da 2ª Turma do Curso de Contabilista, malta na casa dos 17 anos, num intervalo das aulas, se calhar até íamos para a aula do Jofre (lembram-se do Jofre, das suas bocas contra a "situação", a dizer-nos que podíamos comprar o livro oficial de "História Geral e Económica" mas que as aulas ele é que decidia da sua orientação. Nós tínhamos que tomar os devidos apontamentos senão estávamos tramados...enfim, lá tínhamos umas rusgas da Pide de vez em quando...). Eis senão quando, divisámos aos fundo das escadas em caracol, um colega que já não me lembro qual era o seu nome e alguém se lembrou de dizer aos gritos, olha o "Grande Chefe Orelha Voadora"!... O rapaz empertigou-se, que não admitia que lhe chamassem quele nome, etc e tal, vai daí ficou mesmo a ser conhecido pelo grande chefe orelha voadora.
Nunca mais me esqueci desta cena...

Por
Grande Chefe Orelha Voadora"

Sem comentários: